terens 4 LC.jpg

amuletos

Coleção iniciada na pandemia de 2021, no ambiente de insegurança vital que abalou todos nós. Nunca havia me ocorrido fazer objetos de proteção, apesar de  desde criança ser fascinada por eles, inicialmente pelos escapulários recebidos nas aulas de catecismo e mais tarde, num universo um pouco mais ampliado, pelos patuás costurados à mão, guias de candomblé, ex-votos, relicários, defumadores, coisas de usar nos bolsos e tudo o que fez o grande Bispo do Rosário.

misturados

Bem como o nome diz, são resultados das misturas de objetos da minha interminável coleção, materiais que, quando juntos, sugerem ideias, fazem lembrar coisas, demandam adaptações de procedimentos, me fazem inventar geringonças, duvidando que seja possível conseguir o resultado desejado até que, de repente, tudo se encaixa. 

colar serrinha 3 LC.jpg
anel expo MiRe peso AP.jpg

coquilhas

Peças feitas a partir de anéis fundidos em antigas coquilhas, reconfigurados, ressignificados. Esse trabalho só é possível graças à generosidade do mestre Salvador Francisco Neto, que me deixa usar sua preciosa coleção de coquilhas, herdadas do pai e conseguidas pela vida afora.

caixas

Peças feitas a partir de desenhos de facas de embalagens cuja escala e contorno foram deliberadamente modificados. As joias seguem o rumo inverso das embalagens: desenhadas com buril e ponta seca, são todas cortadas à mão com um arco de serra de joalheria, processo bem diferente do corte a laser industrial. Se não formassem um grupo conceitual tão bem afirmado, poderiam perfeitamente fazer parte da coleção misturados, por buscar no desenho industrial objetos que serão transformados por um outro uso, e por serem feitos na mais absoluta artesanalidade.

caixas broche feltro 1 LC.jpg
broche 2 alfinetes LC.jpg

desenho + matéria

São peças que resultam de um jogo entre as características de materiais como prata, cobre, madeira, couro, aço, fios diversos, sua maleabilidade, rigidez, memória, peso, resistência, cor, maciez, transparência, brilho e como se comportam quando torcidos, esticados, puxados, forjados, batidos, esquentados, soldados, sobrepostos, perfurados moldados... Esse jogo é operado em processos que se iniciam em desenhos de projetos que têm o corpo como destino, são desenhos de vestir.
 

Muitas das joias em borracha e prata dessa coleção estiveram expostas na galeria Thomas Cohn em 2015 e no espaço dele na Schmuck, em Munique, no mesmo ano.